terça-feira, 1 de junho de 2010

A FESTA DO DIVINO

A Festa do Divino revela uma prática coletiva de forte sibologia, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Desse expressivo conjunto simbólico, que traduz a devoção ao Espírito Santo, fazem parte a Bandeira, cetro, salva, coroa, corte imperial, coroação do Imperador, folias e cantorias, promessas e pãezinhos, foguetório, bailes, bingos, leilões e folguedos populares, além de novenas, missas solenes, Te-Deum, bênção, peditório e procissão da corte imperial, entre outros elementosAdicionar imagem.

O Ciclo do Divino Espírito Santo inicia quase sempre com a saída da Bandeira do Divino em romaria pelas ruas. Ao som de rebeca, vioça e tambor, os foliões do Divino seguem num périplo de casa em casa, anunciando a festa e pedindo oferendas. Ornada com fitas multicoloridas e com uma pomba branca colocada no alto do mastro, a bandeira tem presença emblemática em todas as cerimônias, sendo considerada um dos principais símbolos do evento, que tem como ponto alto a cerimônia da coroação do Imperador.


Rica em simbolismo, a Festa do Divino Espírito Santo comemora acima de tudo a esperança na chegada de uma nova era - um tempo futuro onde predomine a partilha, a solidariedade, a liberdade, a caridade e a união das pessoas para prevalecer a Império da igualdade.